Enabling the Future Internet for Smart Cities

Enabling the Future Internet for Smart Cities

Presentation at USP: Tecnologias de participação: introdução aos requisitos de informação para políticas públicas

On May 15th, 2017, André Leirner has offered a presentation at USP on how to leverage citizen participation in public administration.

Resumo: Cidades inteligentes pressupõe serviços públicos efetivos e responsivos ás demandas sociais. Mas como colher essas informações? Como garantir que um ambiente inteligente seja assistivo invés de manipulativo? Como identificar demandas prioritárias especificas invés de orientar-se pela demanda majoritária? Para investigar essas questões vamos observar um caso crítico, que é o da representação no contexto democrático. Vamos conhecer os dilemas da representação democrática, o ciclo das politicas publicas e examinar quatro modelos concretos de uso da tecnologia para tomada de decisão nesse contexto. Dentre esses modelos, observaremos com maior cuidado um modelo desenvolvido a partir das atividades do LAB-XP, do IME, já operacional.

Mini-bio: Andre Leirner é arquiteto pela FAU-USP, possui mestrado em Design Experimental pela Architectural Association de Londres e mestrado em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP. É atualmente pesquisador do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva do CEBRAP, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e professor convidado da Oficina Municipal. Desempenhou também atividades de pesquisa e desenvolvimento na disciplina LAB-XP do IME-USP. Nas suas atividades profissionais trabalhou como consultor em TIC e em Sistemas de Governança para o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, Onu Habitat e Banco Mundial. É primeiro Dan de Karatê, divorciado duas vezes e dono de um casal de gatos.