Enabling the Future Internet for Smart Cities

Enabling the Future Internet for Smart Cities

Eduardo Bouhid Neto awarded best undergraduate paper prize at the Conference on Patterns, Graphics and Images (in Portuguese)

No encerramento da Conference on Patterns, Graphics and Images (SIBGRAPI 2023), em Rio Grande – RS, o aluno da Unifesp Eduardo Bouhid Neto foi agraciado com o prêmio de melhor trabalho de graduação. O artigo é fruto da Iniciação Científica do aluno e contou com a coautoria de Paulo Roberto Costa Pedro e do Prof. Dr. Álvaro Luiz Fazenda, além da orientação do Prof. Dr. Fabio Augusto Faria.

O trabalho propôs um arcabouço de seleção de bandas de imagens multiespectrais de sensoriamento remoto utilizando o algoritmo de estimação de distribuição estocástico (UMDA). A pesquisa teve como objetivo selecionar as bandas espectrais do satélite Landsat-8 que melhor representam áreas de desmatamento, desempenhando um papel crucial no monitoramento dessas regiões vitais para o ecossistema global.

Os resultados dos experimentos realizados foram excepcionais, com diversas composições identificadas pelo algoritmo UMDA alcançando uma acurácia balanceada superior a 90% na tarefa de classificação de segmentos de imagens. Em destaque, a composição de bandas 651 apresentou os melhores resultados tanto para classificação quanto para segmentação semântica, quando comparada a outras composições comumente utilizadas na arquitetura.

O trabalho foi desenvolvido dentro do projeto ForestEyes, que é apoiado pelo Interscity. As bases de dados utilizadas foram produzidas por membros do projeto e pretende-se aplicar os resultados obtidos ao fluxo de trabalho do projeto, de forma a melhorar o desempenho na detecção de desmatamento. O artigo está disponível em: https://arxiv.org/abs/2311.10513