Enabling the Future Internet for Smart Cities

Enabling the Future Internet for Smart Cities

2º Workshop InterSCity – INCT

De 15 a 17 de abril aconteceu, em Juquehy-SP, a segunda edição do Workshop do Projeto InterSCity – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes. Tal projeto tem como principais patrocinadores e parceiros o CNPq, a FAPESP e a CAPES e é executado a partir da colaboração entre respeitadas instituições de ensino, pesquisa e empresas brasileiras.

Foram três dias intensos de apresentações de projetos de pesquisa, discussões, reflexões e muita troca de conhecimento. O evento contou com a participação de aproximadamente 50 pesquisadores, de diferentes regiões do país e do mundo, desde estudantes de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) até experientes especialistas da academia e da indústria.

Durante o evento, os participantes apresentaram e discutiram as pesquisas em andamento e possibilidades de projetos futuros. De forma geral, os projetos apresentados estavam relacionados a temas como saúde, meio ambiente, mobilidade/transporte, acessibilidade, educação, arquitetura e urbanismo, desenvolvimento e melhoria de plataformas e tecnologias como internet das coisas, computação em nuvem, aprendizado de máquina e big data.

Apesar da maior parte da programação acontecer em um auditório, também foram realizados debates durante caminhadas na praia e descontraídas refeições. A programação completa do evento, apresentações e fotos estão disponíveis em: http://interscity.org/meetings.