Enabling the Future Internet for Smart Cities

Enabling the Future Internet for Smart Cities

Pesquisadores do InterSCity vencem Desafio da Radartona 2019

A Radartona foi uma Hackatona para o desenvolvimento de soluções para a mobilidade da cidade de São Paulo utilizando os dados dos mais de 900 radares instalados na cidade. Além dos dados dos radares, também foi disponibilizado uma grande quantidade de dados da cidade como uma base de acidentes de trânsito, informações de clima e a velocidade média dos ônibus da cidade. O evento foi realizado no Mobilab+ (http://mobilab.prefeitura.sp.gov.br/) nos dias 08, 09 e 10 de Novembro.

A Radartona propunha seis desafios para o desenvolvimento de soluções: Velocidade Média dos Radares, Acurácia dos Radares Clima, Anonimização dos dados dos Radares, Relação entre o Clima e os dados dos Radares, Relação entre os dados do GPS dos ônibus e os dados dos Radares e a Relação entre os acidentes e os dados dos Radares.

O time do InterSCity foi composto pelos pesquisadores Higor Amario e Eduardo Santana (bolsistas FAPESP) e pelo graduando Éderson Cássio (bolsista CNPq). A proposta foi verificar se a posição dos radares tem influência nos acidentes da cidade. O grupo verificou que os acidentes normalmente ocorrem fora da área de influência dos radares, o que mostra que os radares evitam acidentes. Mais informações sobre o projeto e o código desenvolvido podem ser encontrados no repositório do projeto: https://github.com/ezambomsantana/radartona

Higor e Eduardo recebendo o prêmio de vencedores na Radartona