Enabling the Future Internet for Smart Cities

Enabling the Future Internet for Smart Cities

Internet das coisas: protótipo de hortas inteligentes foi apresentado em Workshops nos estados de São Paulo e Minas Gerais

Pesquisadores do projeto IoTrees, do InterSCity, desenvolveram protótipo que avalia condições microclimáticas de hortas e decide sobre quando e como adicionar água ao solo, e apresentaram o protótipo para diversos alunos em workshops durante os eventos Botânica no Inverno do Instituto de Biociências da USP e na Semana da Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Os participantes aprenderam conceitos iniciais sobre Hardware Livre, Internet das Coisas e Cidades Inteligentes: foram instruídos sobre como realizar coleta, armazenamento e análise de dados de experimentos, sobre como utilizar software e hardware livre em soluções do dia-a-dia, tiveram aula prática com modelagem e impressão 3D, além de programação com a linguagem R para análise de dados coletados.

O curso realizado no evento Botânica no Inverno durou duas semanas durante o mês de julho de 2019, com objetivo de instruir os alunos sobre tais tecnologias e também estimular o aperfeiçoamento do protótipo inicial, que coleta dados de sensores e os envia para uma plataforma online.

Neste curso os instrutores foram Janaina da Silva Fortirer e Antonio Deusany de Carvalho Junior, que uniram conhecimentos da área de Biologia e Ciência da Computação para criar o protótipo inicial e a documentação do mesmo, que foi publicada como capítulo de material didático no evento. Os participantes realizaram alterações no protótipo para que, além da coleta de dados, o protótipo fizesse uso de uma bomba d’água para regar uma mini horta de maneira inteligente. Os alunos também incluíram um sistema de envio de notificação para que o dono da horta receba em seu email informações sobre a horta e quando ela foi regada.

Os participantes foram os biólogos Carlos Celso Frazão Saraiva Júnior, Kessia Silva de Oliveira, Leticia Figueiredo Candido e Silvia Andrade Maia, e o ecólogo Luan Souza da Fonseca, que vieram dos estados Maranhão, Bahia, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. O protótipo final foi apresentado para o público presente no Botânica no Inverno, e ao chamar a atenção de outros participantes, resultou no convite para realizar já em novembro de 2019 o mesmo workshop, durante a Semana da Biologia da UFJF.

Nesse evento, realizado em Juiz de Fora, os participantes do curso anterior uniram-se aos instrutores iniciais para finalização de um novo material didático. Organizado com o auxílio de Lara Bacellar do Nascimento Rodrigues, co-participação de Pâmela Timóteo Patrício da Silva e Francisco Palmieri Montessi do Amaral que participaram do curso e auxiliaram com apoio técnico para sua concretização, este segundo workshop teve como participantes Leticia Hagale de Queiroz e Amanda Ribeiro de Faria. Realizado em 16hs ao longo de uma semana, foi possível finalizar o protótipo novo e identificar pontos para aprimorar o material didático.

Estes eventos serviram para divulgação de muitos conhecimentos, além de mostrar que a integração das diversas áreas da ciência pode ser útil e proveitosa. Ao vencerem certa resistência aos conteúdos de Ciências da Computação, os alunos de Ciências Biológicas progrediram no geral e no fim foi possível demonstrar como tais tecnologias podem ser aplicadas no seu cotidiano e suas pesquisas.

Os instrutores também tiveram a possibilidade de perceber como os conceitos ministrados foram compreendidos, já que seus alunos iniciais participaram como instrutores no segundo curso, disseminando conhecimento adquirido, o que foi de grande valor para todos.