Enabling the Future Internet for Smart Cities

Enabling the Future Internet for Smart Cities

Bike SP

O uso de bicicletas como meio de transporte traz inúmeros benefícios para a sociedade, sendo fundamental que haja políticas públicas que o fomentem. Dentre as iniciativas existentes para essa promoção há o incentivo monetário para quem pedala, presente em alguns países em que o ciclismo é proeminente.

Em 2016, como forma de estimular a migração modal para a bicicleta, a Prefeitura de São Paulo aprovou uma lei para que uma política similar fosse implementada na cidade — é o chamado “Bike SP”, um programa voltado para dar créditos de mobilidade para quem se desloca usando este meio. No entanto, a iniciativa nunca chegou a ser regulamentada. Um dos motivos é a carência de estudos que embasem o programa e ajudem a determinar como ele será executado.

Dessa forma, como parte da pesquisa para fundamentar a política cientificamente, será feito um projeto piloto com moradores da cidade de São Paulo. No experimento, busca-se verificar a hipótese de que remunerar ciclistas leva ao aumento do número de viagens funcionais (com motivo de origem ou destino trabalho ou estudo) feitas em bicicleta. A execução do projeto será acompanhada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) da Prefeitura de São Paulo, e será conduzida em parceria com especialistas em ciclomobilidade.

Página do projeto piloto