Enabling the Future Internet for Smart Cities

Enabling the Future Internet for Smart Cities

O que se leva para casa quando se compra Inteligência Artificial?

24 Aug 2019 | 18:30 | Espaço t.a.z - Al. Itú, 174, São Paulo, SP

Palestra sobre Inteligência Artificial no espaço t.a.z

O INCT da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes, e o espaço t.a.z. apresentam um evento científico-artístico-musical neste sábado, 24 de agosto de 2019, às 18:30, na Al. Itú, 174, São Paulo, SP.

O evento descontraído e informal, trará uma palestra científica apresentada pelo Prof. Marcelo Finger sobre Inteligência Artificial seguida de duas apresentações artístico-musicais.

Todos interessados em arte, ciência e tecnologia são bem-vindos!

Resumo da palestra:

A Ciência da Computação iniciou-se na década de 1930 com resultados que mostravam os limites do que pode ser computável. Curiosamente, estes resultados indicavam o caminho de como computadores podiam ser construídos. Após o final da Segunda Guerra, com o crescimento exponencial da construção de hardware, descobriu-se duas coisas. Primeiro, que a complexidade da maioria dos problemas computacionais era muito elevada, incluindo nesta classe de alta complexidade os problemas relacionados à Racionalidade e Inteligência. Segundo, por outro lado, descobriu-se que o pouco que conseguimos implementar eficientemente pode ser bem útil. Seguiu-se a difusão de uma profusão de dispositivos computacionais em todas as atividades humanas. E, agora, estamos numa fase em que estamos percebendo que, apesar da complexidade inerente dos problemas, soluções aproximadas de boa qualidade podem ser alcançadas. Isso garante o sucesso ilimitado da Inteligência Artificial? Não, pois os problemas éticos, se não forem bem abordados, podem levar a mais um Inverno da Inteligência Artificial.

Bio:

Marcelo Finger é professor titular de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Foi professor visitante em departamentos de Ciência da Computação na Universitée Paul Sabatier, Cornell University e TU-Dresden. Desenvolve pesquisas em Dedução Automática e Linguística Computacional.