Enabling the Future Internet for Smart Cities

Enabling the Future Internet for Smart Cities

Seminários do InterSCity são realizados digitalmente durante a pandemia

12 Jun 2020 | 16:00 | Online
Em 2020, o Workshop do INCT da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes acontece online

Diante do cenário imposto pela pandemia, todas as instituições públicas ou privadas tiveram de se adaptar para dar prosseguimento aos eventos programados e para a adoção do teletrabalho sempre que possível. Isso foi inevitável também no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Essa nova situação condicionou os organizadores de eventos às soluções tecnológicas para manter o calendário de encontros anuais, parte fundamental para prosseguir com o essencial intercâmbio de conhecimentos. Assim, dado que os integrantes do projeto InterSCity são de vários locais do Brasil, ao invés de realizar workshops presencialmente, os pesquisadores vêm fazendo a exposição e discussão científica de seus trabalhos por meios digitais, superando as circunstâncias dos últimos meses.

Com vistas à ampla divulgação do conhecimento sendo produzido no projeto, serão também oferecidos seminários online e abertos ao público interessado nas próximas semanas com alguns dos temas já discutidos internamente entre grupos.

Os trabalhos serão apresentados nos meses de junho e julho, sempre das 16h às 17h00, nos dias:

12/6
Titulo: Smart Environment e COVID: Experiências do IPT no uso do InterSCity em casos reais

Palestrantes: Dr. Alessandro Santiago dos Santos (IPT) e Igor Cunha Teixeira (IPT)

Dr. Alessandro Santiago dos Santos (IPT)

Resumo: Smart environments congregam de forma inteligente informações essenciais para o monitoramento ambiental em centros urbanos; dessa forma apresentamos experiências reais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas no monitoramento de poluição do ar, sonora e desastres naturais com o uso da plataforma InterSCity desenvolvida no IME-USP, assim como a experiência atual no monitoramento da mobilidade como apoio ao combate à pandemia do novo Coronavírus, que é conduzido pelo Comitê de Crise do Governo de SP.

|Acesse os slides e o vídeo da apresentação|

Igor Cunha Teixeira (IPT)

 

Titulo: Quanta poluição emite o transporte público em São Paulo?

Palestrante: Dr. Roberto Speicys (Scipopulis.com)

Dr. Roberto Speicys (Scipopulis.com)

Resumo: Iremos apresentar uma plataforma inovadora que estima as emissões atmosféricas geradas pelo transporte público a partir dos dados diários de movimentação dos ônibus, para auxiliar profissionais da área e a sociedade civil a acompanhar o cumprimento das metas de redução de emissões da nova licitação do transporte público paulistano. Veremos, em particular, como mudaram as emissões do transporte público em São Paulo durante o período da crise do COVID-19.

|Acesse os slides e o vídeo da apresentação|

26/6
Titulo: Visualização de Fluxos de Mobilidade com Bundling

Palestrante: Tallys Gustavo Martins (IME/USP)

Tallys Gustavo Martins (IME/USP)

Resumo: A visualização de dados de origem-destino é uma tarefa importante dentro do processo de análise da mobilidade urbana. Entretanto, visualizar grandes fluxos de movimentação impõe desafios em termos de escalabilidade visual e computacional. Uma abordagem para esse problema é o uso de bundling, uma técnica que agrupa fluxos espacialmente próximos e permite uma visualização simplificada dos dados. Nós apresentamos os resultados do uso de uma técnica de bundling recente em um grande conjunto de dados de São Paulo, permitindo a visualização de vários padrões de mobilidade na cidade.

|Acesse os slideso vídeo da apresentação|

Titulo: Controle de semáforos para veículos de emergência

Palestrante: Rodrigo Gonçalves de Branco (UFMS)

Rodrigo Gonçalves de Branco(UFMS)

Resumo: A mobilidade urbana é um problema sério em grandes regiões metropolitanas. Em cidades como São Paulo, congestionamento são frequentes e os motoristas desperdiçam várias horas por dia apenas para se deslocar de casa para o trabalho. O excesso de veículos nas ruas das grandes cidades gera problemas consideráveis para profissionais como bombeiros e paramédicos, atrasando veículos de emergência durante os momentos mais críticos. Semáforos de tempo fixo agravam ainda mais essa situação. Neste trabalho, apresentamos uma proposta para controlar os semáforos de forma a reduzir o atraso do veículo de emergência no tráfego utilizando Redes de Petri Temporizadas no contexto de cidades inteligentes.

|Acesse os slides e o vídeo da apresentação|

10/7
Título: Visualização e Simulação de Fluxos de Bicicletas em São Paulo
Palestrantes: Eduardo Zambom Santana e Higor Amario e Haydee Svab (IME-USP)

Eduardo Zambom (IME-USP)

Higor Amario (IME-USP)

Haydee Svab (IME-USP)

Resumo: As bicicletas têm se tornado um modo cada vez mais viável e sustentável de transporte urbano em grandes cidades pelo mundo, inclusive em São Paulo. Diversos fatores têm contribuído para este aumento, entre eles a implantação de infraestrutura cicloviária e o surgimento de sistemas de compartilhamento de bicicletas. Tanto pesquisas como experiências de mercado apontam que ainda há muito espaço para expansão da bicicleta como meio de transporte. Para tanto, é cada vez mais relevante compreender seu comportamento e impacto no ecossistema da mobilidade urbana. Este trabalho insere-se neste contexto apresentando o perfil das viagens de bicicletas compartilhadas e particulares em São Paulo, bem como a calibração e a utilização do InterSCSimulator, um simulador de tráfego de larga escala. Os resultados indicam que a simulação gerou viagens que em sua maioria são próximas às viagens reais relatadas na pesquisa Origem Destino 2017 do Metrô de São Paulo. Isso indica que o modelo poderá ser usado para o planejamento cicloviário e para testar novos cenários de uso de bicicletas.

|Acesse os slides e o vídeo da apresentação|

Título: Visualizando e Prevendo a Saúde Urbana com Aprendizado de Máquina – Sífilis e Dengue

Palestrantes: Robson Aleixo e Gabriely Pereira (IME-USP) e Raphael Camargo (UFABC)

Robson Aleixo (IME-USP)

Gabriely Pereira (IME-USP)

Raphael Y. de Camargo (UFABC)

Resumo: O uso de ferramentas avançadas de Ciências de Dados em Saúde Pública pode trazer importantes elementos para a elaboração de melhores políticas públicas para a saúde das cidades. No contexto de uma parceria entre o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e o projeto InterSCity, o presente estudo busca explorar a área de epidemiologia, com foco em duas doenças: Sifilis e Dengue. Desenvolvemos uma ferramenta para a análise exploratória da ocorrência de Sífilis no município do Rio de Janeiro. Na plataforma, é possível visualizar o número de mortes e casos ocorridos da doença nas seguintes formas: adquirida, congênita e gestacional. Além disso, estamos desenvolvendo dois modelos utilizando aprendizado de máquina. O primeiro deles calcula a probabilidade da criança nascer com sífilis dado que a mãe possui a doença. O segundo modelo busca prever os casos de dengue no município do Rio de Janeiro, considerando a sua série história e fatores ambientais como clima e precipitação. Iremos relatar as dificuldades que temos encontrado e os resultados preliminares obtidos.

|Acesse os slides e o vídeo da apresentação|

Para informações: <ccsl@ime.usp.br>