Enabling the Future Internet for Smart Cities

Enabling the Future Internet for Smart Cities

Seminários do InterSCity são realizados digitalmente durante a pandemia

12 Jun 2020 | 16:00 | Online
Em 2020, o Workshop do INCT da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes acontece online

Diante do cenário imposto pela pandemia, todas as instituições públicas ou privadas tiveram de se adaptar para dar prosseguimento aos eventos programados e para a adoção do teletrabalho sempre que possível. Isso foi inevitável também no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Essa nova situação condicionou os organizadores de eventos às soluções tecnológicas para manter o calendário de encontros anuais, parte fundamental para prosseguir com o essencial intercâmbio de conhecimentos. Assim, dado que os integrantes do projeto InterSCity são de vários locais do Brasil, ao invés de realizar workshops presencialmente, os pesquisadores vêm fazendo a exposição e discussão científica de seus trabalhos por meios digitais, superando as circunstâncias dos últimos meses.

Com vistas à ampla divulgação do conhecimento sendo produzido no projeto, serão também oferecidos seminários online e abertos ao público interessado nas próximas semanas com alguns dos temas já discutidos internamente entre grupos.

Os trabalhos serão apresentados nos meses de junho e julho, sempre das 16h às 17h00, nos dias:

12/6
Titulo: Smart Environment e COVID: Experiências do IPT no uso do InterSCity em casos reais

Palestrantes: Dr. Alessandro Santiago dos Santos (IPT) e Igor Cunha Teixeira (IPT)

Dr. Alessandro Santiago dos Santos (IPT)

Resumo: Smart environments congregam de forma inteligente informações essenciais para o monitoramento ambiental em centros urbanos; dessa forma apresentamos experiências reais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas no monitoramento de poluição do ar, sonora e desastres naturais com o uso da plataforma InterSCity desenvolvida no IME-USP, assim como a experiência atual no monitoramento da mobilidade como apoio ao combate à pandemia do novo Coronavírus, que é conduzido pelo Comitê de Crise do Governo de SP.

|Acesse os slides e o vídeo da apresentação|

Igor Cunha Teixeira (IPT)

 

Titulo: Quanta poluição emite o transporte público em São Paulo?

Palestrante: Dr. Roberto Speicys (Scipopulis.com)

Dr. Roberto Speicys (Scipopulis.com)

Resumo: Iremos apresentar uma plataforma inovadora que estima as emissões atmosféricas geradas pelo transporte público a partir dos dados diários de movimentação dos ônibus, para auxiliar profissionais da área e a sociedade civil a acompanhar o cumprimento das metas de redução de emissões da nova licitação do transporte público paulistano. Veremos, em particular, como mudaram as emissões do transporte público em São Paulo durante o período da crise do COVID-19.

|Acesse os slides e o vídeo da apresentação|

26/6
Titulo: Visualização de Fluxos de Mobilidade com Bundling

Palestrante: Tallys Gustavo Martins (IME/USP)

Tallys Gustavo Martins (IME/USP)

Resumo: A visualização de dados de origem-destino é uma tarefa importante dentro do processo de análise da mobilidade urbana. Entretanto, visualizar grandes fluxos de movimentação impõe desafios em termos de escalabilidade visual e computacional. Uma abordagem para esse problema é o uso de bundling, uma técnica que agrupa fluxos espacialmente próximos e permite uma visualização simplificada dos dados. Nós apresentamos os resultados do uso de uma técnica de bundling recente em um grande conjunto de dados de São Paulo, permitindo a visualização de vários padrões de mobilidade na cidade.

|Acesse os slideso vídeo da apresentação|

Titulo: Controle de semáforos para veículos de emergência

Palestrante: Rodrigo Gonçalves de Branco (UFMS)

Rodrigo Gonçalves de Branco(UFMS)

Resumo: A mobilidade urbana é um problema sério em grandes regiões metropolitanas. Em cidades como São Paulo, congestionamento são frequentes e os motoristas desperdiçam várias horas por dia apenas para se deslocar de casa para o trabalho. O excesso de veículos nas ruas das grandes cidades gera problemas consideráveis para profissionais como bombeiros e paramédicos, atrasando veículos de emergência durante os momentos mais críticos. Semáforos de tempo fixo agravam ainda mais essa situação. Neste trabalho, apresentamos uma proposta para controlar os semáforos de forma a reduzir o atraso do veículo de emergência no tráfego utilizando Redes de Petri Temporizadas no contexto de cidades inteligentes.

|Acesse os slides e o vídeo da apresentação|

10/7
Título:
Palestrantes:
Título: Visualização e Simulação de Fluxos de Bicicletas em São Paulo
Palestrantes: Eduardo Zambom Santana e Higor Amario (IME-USP) e Haydee Svab
Título: Visualizando e Prevendo a Saúde Urbana com Aprendizado de Máquina – Sífilis e Dengue
Palestrantes: Robson Aleixo e Gabriely Pereira (IME-USP) e Raphael Camargo (UFABC)
Para informações: <ccsl@ime.usp.br>